Quem somos

Nossa História

A Associação dos Arquivistas da Paraíba é uma entidade privada sem fins lucrativos que visa congregar Arquivistas e Profissionais de arquivo e Estudantes de Arquivologia. Teve seus primeiros diálogos em meados de novembro de 2010 na Universidade Federal da Paraíba, contando com a participação de Arquivistas, Profissionais de Arquivo, Professores e Estudantes de Arquivologia.

Entre os anos de 2010 e 2011 ocorreram, apenas, duas reuniões em prol da Criação da então denominada, Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB). Entretanto, no mês de Maio de 2012, as reuniões foram retomadas.

Assim, a partir deste evento foi realizada a terceira reunião objetivando retomar as discussões de criação da AAPB onde fora constituída a Comissão Provisória composta por doze membros eleitos e responsáveis pela elaboração do Estatuto de fundação.

A sua fundação ocorreu no dia 19 de Novembro de 2013 com a 1ª Assembléia Geral e contou com a presença de arquivistas, técnicos em arquivos, professores e alunos de Arquivologia.

No dia 17 de Setembro de 2015 ocorreu a 1ª eleição para escolha da Diretoria Executiva, Conselho de Ética e Conselho Fiscal para o biênio 2015/2017.

A gestão da chapa ”Arquivos Avante: uma arquivologia, muitos arquivistas” no dia 11 de Novembro de 2015 no Espaço Cultural, momento de sua posse. Atualmente a AAPB tem sede provisória no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.

Objetivos

  • Congregar Arquivistas e profissionais que atuam e desenvolvem atividades que se relacionam aos arquivos e a Arquivologia, defendendo seus interesses;
  • Cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, na solução de problemas relacionados aos Arquivistas, aos Arquivos e à Arquivologia;
  • Organizar congressos, conferências, palestras, simpósios, mesas redondas, seminários, reuniões, encontros e outros eventos que contribuam para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional no campo da Arquivologia, além de colaborar, quando solicitada e na medida de suas possibilidades, nos eventos promovidos por entidades afins;
  • Publicar e divulgar literatura e documentação técnico-científica de interesse da área;
  • Manter intercâmbio, profissional, cultural, técnico-científico e social com entidades congêneres no país e no exterior;
  • Promover cursos para atualização, capacitação e aprimoramento técnico dos arquivistas e profissionais de arquivo;
  • Conferir títulos, certificados, prêmios e láureas a profissionais que se destacarem no campo da Arquivologia;
  • Organizar e manter atualizado sistema de informação técnico-científica, bem como o cadastro dos profissionais que atuam na área.
  • Fazer-se representar, pelo seu presidente em exercício ou por outro membro da diretoria por ele indicado, perante todas as entidades congêneres;
  • Desenvolver e divulgar projetos culturais, bem como informações de interesse dos associados.