O que é arquivologia

Bacharel em Arquivologia é um profissional que tem na sua formação acadêmica os requisitos necessários que lhe dão a condição de compreender o complexo contexto da sociedade da informação na qual as habilidades devem se voltar para o planejamento do processo de informatização e para a administração da informação arquivística como recursos estratégicos e econômicos.

No bojo dessa questão, os arquivistas entendem que é necessário deixar de privilegiar e de administrar as máquinas e enfocar a aplicabilidade das novas tecnologias no tratamento técnico dos acervos documentais. Tal procedimento significa transcender as técnicas tradicionais de ordenação de documentos para centrar sua atenção na gestão da informação sem, porém, perder de vista a utilidade das novas tecnologias que podem tornar-se ferramentas de trabalho valiosas e imprescindíveis.

A profissão do Arquivista é reconhecida pela Lei Nº 6.546 de 04/07/78 e regulamentada pelo Decreto Nº 82.590 de 06/11/78. O graduado em Arquivologia recebe o grau de Bacharel.