Editorial: Por dentro do mundo do arquivista

O mais fascinante trabalho que o ARQUIVISTA oferece é a mais extensa possibilidade de abordagens dentro de uma área assaz e opulenta.

O alcance deve ser o da imaginação, o da vontade, do compromisso, da responsabilidade, do comprometimento, e a melhor reflexão é aquela que não tem limites, que faz você transformar seus sonhos em realidade.

Assim sendo, mesmo que não sejamos tão reconhecidos pela sociedade, pois apesar da luta árdua, continuemos fortes e unidos para que possamos alcançar melhores dias e mais histórias positivas para contar. Nesse sentido, precisamos cada vez mais disseminar o nosso trabalho e acoplar os afazeres arquivísticos ao nosso dia a dia para que sigamos motivados, atuando sempre de forma ética, responsável, usando muito criatividade ao lidar com as informações, sejam elas físicas ou eletrônicas.

No contexto profissional, já que a informação é quem move o mundo, e quem move o ARQUIVISTA é a informação, e assim instigados pelos diversos apelos tecnológicos da modernidade, é preciso mostrar cada vez mais a relevância desse profissional que luta cotidianamente por um papel mais protuberante na sociedade.

Uma das mais admiráveis contribuições que o arquivista pode oferecer as instituições nesses nossos tempos é ensiná-los a produzir suas informações de forma correta, organizada, preservando e conservando todo o seu patrimônio documental, com acesso rápido e fácil, porque é esse um elemento vitorioso e de grande importância para a concretização pessoal e profissional do arquivista.

Régia Félix

Veja Também